quinta-feira, 17 de julho de 2008

Varias maneiras de poupar dinheiro

Efectue as suas compras sempre nas épocas dos saldos (quando comprar repare nos preços das etiquetas coladas antes do preço de saldo e veja quanto poupou).

Prefira um carro económico ou opte sempre pelos transportes públicos ou por andar a pé.

Se tiver de comprar um carro, nunca compre um carro novo. Prefira carros com 2 ou 3 anos.

Sempre que possível opte por comprar on-line em lojas como a Amazon ou o E-bay que vendem produtos em 2ª mão mas em estado praticamente novo e com preços significativamente mais baixos.

Se tem seguros de crédito, geralmente associados a cartões de crédito, cancele-os. As estatísticas dizem que a larga maioria dos subscritores destes seguros não os irá accionar.

Coma menos O seu corpo, o seu coração, a sua namorada e a sua carteira agradecem.

Cafezinhos só em casa. Compare o preço de um quilo de café com o preço de uma bica…

Quando fizer um café ou chá quente, coloque o que não beber num termo. Mais tarde pode voltar a beber sem necessidade de aquecer.

Faça o seu próprio iced-tea. Faça o chá, acidione açucar e deixe arrefecer com uma rodela de limão e coloque no frigorifico. Obterá assim uma bebida refrescante sem conservantes e outros aditivos artificiais.

muitas coisas boas para aproveitar que não são pagas. Um pôr do sol, abraços, a companhia dos amigos, ouvir musica, rádio… Abuse destes pequenos prazeres da vida e estará a poupar. Não sentirá tanto impulso de abusar das coisas pagas.

Use lâmpadas economizadoras. Os preços têm estado a baixar consideravelmente, consomem muito menos electricidade e têm mais tempo de vida. Não caia é no erro de as deixar muito tempo acesas só porque gastam pouco.

Sempre que se sentir tentado a comprar um livro, será que o mesmo não está disponível numa biblioteca pública ? Não ? Talvez daqui a umas semanas já esteja.

Em casa, a temperatura do seu ar condicionado deverá oscilar entre os 22/23 graus. No carro, evite-o quando tiver de percorrer curtas distancias.
Vai viajar ? As agencias de viagens online têm as melhores propostas. Sempre que puder planei e reserve as suas viagens com (bastante) antecedência. As tarifas serão (bastante) mais baixas.

Pague as suas contas a tempo, religiosamente. Qualquer atraso significa juros de mora e sanções.

Se faz mesmo questão de não beber água da torneira, em vez de engarrafada, pondere investir num filtro ou em sistemas purificadores à venda nas farmácias. Rapidamente verá o retorno no investimento.

Se compra regularmente revistas, faça assinaturas. Poupará dinheiro e geralmente as assinaturas oferecem descontos tentadores e brindes de boa qualidade. Se não estiver interessado nos brindes, venda-os num site de leilões. Pode ir buscar o preço da assinatura que lhe ficará assim a custo zero.

Sempre que vir produtos em promoção nos hipermercados aproveite. Mesmo que não precise deles de momento, faça um stock na sua despensa daqueles que têm um prazo de validade alargado. Daí a uns meses irá precisar deles e se os tiver de comprar pagará mais caro.

Mude de óleo nas datas previstas e verifique regularmente as pressões dos pneus do seu carro. O consumo de gasolina é muito influenciado por estes dois factores.

Veja o que tem lá por casa que já não use. Os sites de leilões na Internet são os locais perfeitos para se desfazer de muita coisa que para si já não tem utilidade e pode-a ter para outros. Inscreva-se num desses sites e comece a fazer algum dinheiro.

Não caia na tentação de comprar produtos alimentares ou guloseimas nas máquinas automáticas, cinemas ou nas lojas das estações de serviço. Os preços são exorbitantemente mais altos quando comparados com os dos supermercados.

Evite ao máximo contrair empréstimos. Prefira acumular e depois então gastar. Os bens adquiridos terão outro sabor. Os bancos podem propor-lhe mas não utilize o montante que já amortizou na sua casa para o converter em crédito. Tente igualmente não alargar o prazo de pagamento. Por mês pagará menos mas no final do contrato verá que pagou muito mais.

Não compre uma casa grande de mais. Tente passar o menos tempo possível nela. O melhor da vida está lá fora. No verão, as árvores são excelentes ares condicionados naturais. Está-se bem à sua sombra.

Evite gastar dinheiro em concertos e festivais de música. São acontecimentos efémeros que lhe são 'impingidos' através de doses maciças de publicide e onde acabará por gastar muito mais que o preço do bilhete já de si caro. Há uma vasta e constante oferta de eventos culturais diversos que poderá assistir sem pagar. Consulte o roteiro cultural da Câmara Municipal da sua residência.

Se tiver de ter cartão de crédito, opte por um que lhe conceda descontos sempre que efectue compras. Há vários no mercado que lhe dão pelo menos 1%. Tenha é a opção de pagamento de 100% no seu cartão de crédito. Se deixar passar divida para o mês seguinte pagará juros exorbitantes.

Controle o seu temperamento. Pessoas irritadas tendem a partir coisas ou a acontecer-lhe contratempos… que custam dinheiro.

Não caia no erro de comprar alguma coisa com a secreta ideia de que fará impressionar alguém.

Se tem um espaço de cultivo, no seu quintal ou na varanda, aproveite para plantar arvores de fruto, ervas aromáticas, plantas de chá, etc.

Nos supermercados compre produtos de marca branca. A qualidade por vezes é semelhante aos produtos de marca e compensa a diferença de preço.

Não compre computadores de marca. Os lojistas de informática montam-lhe um computador à sua medida, sem marca exterior mas com componentes de marca, que é aquilo que realmente interessa, o interior do computador.

Faça o seu próprio compre uma máquina do pão,supermercados ocasionalmente vendem máquinas que fazem um pão delicioso. Poderá escolher se quer com mais ou menos côdea, misturar os ingredientes que quiser, adicionando frutos secos, mais ou menos sal, etc… Sem trabalho, pois a máquina amassa, coze e leveda sozinha, terá um pão personalizado, económico e saudável.

Mantenha-se em boa forma física e psíquica. Pratique desporto, faça uma alimentação saudável. É mais económica e não paga nada para dar umas corridas ou fazer umas caminhadas. Evitará despesas com médicos e medicamentos e ganhará maior resistência a gripes e constipações. A industria farmacêutica é das mais ricas do mundo.

Nunca se atrase ao devolver os filmes que aluga no videoclube.

Sempre que chegar a casa esvazie os bolsos e a carteira de quaisquer moedas para dentro de um recipiente qualquer e mantenha-o fechado. Ande sempre com notas. No final do ano, no dia de Natal por exemplo, ofereça a sim próprio um recipiente cheio de moedas. Divirta-se a contar o quanto poupou e o quanto irá gastar em algo que realmente gosta e que será comprado sem esforço ou empréstimo.

Desligue as suas aparelhagens do stand-by. Custa um pouco mais levantar do sofá e ir ao televisor desligá-lo no botão mas estará a poupar electricidade.

Use medicamentos genéricos.

Utilize gasolina normal (95octanas). A gasolina super (98oct) é mais cara e a performance só se nota e compensa em carros de alta cilindrada possuídos por pessoas que não precisam de poupar em gasolina.

Nunca desembraie nas descidas pensado que estará a poupar gasolina. Os especialistas dizem que este método, além de perigoso porque o carro perde tracção, causa o efeito contrário. Basta que desacelere totalmente mas mantenha o carro engatado.

Ao conduzir, tente prever o que se irá passar à sua frente. Não valerá a pena continuar a acelerar quando sabe ou prevê que o carro da sua frente irá despoletar o sinal vermelho ou que a curva a seguir é apertada e lá terá de travar = gasto nas pastilhas = desperdício de gasolina.

Pergunte e subscreva por cartões cliente das lojas que habitualmente frequenta. Geralmente são gratuitos e permitem poupar ou juntar descontos que mais tarde podem ser rebatíveis em vales de compras.

Tente juntar vários serviços com um único fornecedor. Por exemplo, se tem TV cabo, subscreva também com a mesma empresa o telefone e o acesso à Internet. O mesmo se aplica aos bancos. Tente centralizar todas as suas operações com um só banco. A fidelização é recompensada pelas empresas.

Se tem crédito à habitação, informe-se junto do seu banco sobre o que poderá fazer para ver reduzida a sua prestação. Por vezes a simples subscrição de um cartão de crédito é o suficiente. Se domiciliar o seu vencimento e contas de água, luz, gás, etc, poderá ter também desconto na sua prestação.

Compre um dvd apenas se achar que o irá rever várias vezes ou poderá servir para emprestar e trocar com amigos. Mais tarde ou mais cedo os filmes passam pela televisão. Mais tarde ou mais cedo, com a chegada do sistema Blu-ray e do HDDVD, os filmes em dvd estarão obsoletos.

Utilize as máquinas de lavagem roupa e loiça com o programa económico e com a carga máxima.

Nunca vá ás compras quando estiver com fome, nem leve crianças.
Tente resistir à compra por impulso. Pergunte a si mesmo se tem mesmo falta do que lhe apetece comprar. Se por exemplo quiser comprar um relógio, ‘namore-o’ primeiro. Passe várias vezes pela montra da loja nos dias seguintes para o ver. Se passado algum tempo achar que é mesmo aquele, então compre.

Esteja consciente e aperceba-se dos ‘truques’ que os estabelecimentos comerciais e principalmente os hipermercados utilizam para o fazer consumir… Repare na musica, que produtos estão em promoção apenas para o atrair e fazer adquirir outros que irá encontrar pelo caminho, que produtos estão expostos à altura da sua vista, quais aqueles que se encontram na saída juntos às caixas...

Faça um controlo das suas finanças pessoais. Aponte tudo o que gasta, mesmo nas mais pequenas coisas do dia-a-dia mas aponte.

Orçamento, metas e objectivos para o seu dinheiro. Faça a gestão das suas finanças pessoais como se duma empresa se tratasse.

Quando for comprar um electrodoméstico verifique sempre as etiquetas de eficiência energética. Prefira os aparelhos com a classificação “A” ou “A+”. Mesmo que pague mais por eles, a médio e longo prazo a sua escolha será recompensada.

Quanto mais cheio estiver o seu frigorifico menos consumo terá. Compre um de acordo com a dimensão do seu agregado familiar. Abra a porta menos vezes e mantenha-a aberta o menos tempo possível. E não se esqueça de o descongelar regularmente. 2mm de gelo acumulado significam mais 10% de consumo. O frigorifico é responsável por ¼ da sua factura de electricidade.

Quando tiver de ir ao supermercado, faça previamente uma lista do que necessita. Limite-se depois a comprar o que está na lista.

Envia muitas mensagens por telemóvel ? Compre pacotes de sms ou utilize os sites dos operadores que permitem enviar um numero limitado mas razoável de mensagens gratuitas.

Quando estacionar o seu automóvel, faça-o sempre de retaguarda, de modo a que possa sair de frente. Sair em marcha-atrás implica mais tempo, mais manobras com o motor ainda frio, precisamente quando consome mais.

Verifique se o seu tarifário de telemóvel está de acordo com o uso que dele faz. Compare todos os tarifários do seu e dos outros operadores.

Lave bem as laminas de barbear/depilação depois de cada utilização. Irão durar muito mais tempo.

Aproveite todos os cupões de descontos e as promoções publicitadas um pouco por todo o lado.

Poupe água 10 maneiras de poupar água http://www.aprh.pt/texto/10pouparagua.htm

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Maneiras de Poupar Dinheiro no dia do casamento

Convites

Não escolha convites gravados , uma impressão simples funciona do mesmo jeito.
Existe uma variedade de convites mais baratos disponíveis inclusive na internet.
No caso de um casamento casual, considere imprimir seus próprios convites no seu computador de casa.
Algumas papelarias especializadas vendem uma variedade de estilos de papel próprios para impressão em casa.

Poupe o Correio

Tente entregar alguns convites pessoalmente, ou divida-os com seus familiares.
Tente fazer também com que as pessoas confirmem a presença por telefone ou através de emails.

Liquidações

Procure por liquidações em toda parte.
Se for comprar o vestido pronto, não deixe de perguntar por descontos e liquidações, faça o mesmo em relação aos trajes do Noivo, padrinhos e Damas/Pajem.
Há também possibilidades de encontrar estilos de coleções passadas que podem estar pela metade do preço.
Se estiver fazendo o vestido sob medida, não deixe de perguntar ao estilista/costureira sobre tecidos mais em conta, descontos e lojas mais acessíveis.

Dia da Semana

Você pode fazer o seu casamento em dias da semana ou aos domingos.
Geralmente a demanda nestas datas é menor, ocasionando a queda de preços no caso de locais para a recepção, igreja e até mesmo alguns serviços.

Decoração de Igreja

Para casamentos em igrejas, considere fazer o seu casamento perto de algum feriado.
A Igreja geralmente já estará decorada, poupando você de gastar muito com flores.
Ou quem sabe, considere a possibilidade de dividir a despesas com outros noivos que estarão celebrando o casamento no mesmo dia.

Cerimônia

Muita gente opta por casamentos onde a cerimônia é no local.
Você não gasta com a decoração da igreja, pode pedir que se realize somente uma cerimônia no civil com um juiz de paz, eles geralmente dão uma benção religiosa, basta combinar tudo direito com a pessoa antes.
Ou quem sabe a família possui um padre amigo que faria a cerimônia fora da igreja.
Existe a vantagem também de não gastar com o transporte da igreja para a recepção.

Peça ajuda

Pense em todos os seus contatos - pense em músicos que você conheça, algum amigo que possa redigir a sua cerimônia, pessoas criativas que possam prestar algum tipo de serviço.
Talvez você conheça um designer que possa fazer seus convites, alguém que trabalhe com eventos, com som, fotógrafos, cabeleireiro amigo e etc.
Geralmente estas pessoas ficariam honradas em lhe ajudar.
Saia perguntando por barganhas ou pessoas que já organizaram seus casamentos antes, quem sabe eles não possuam ótimas dicas para poupar dinheiro.

Torne-se Criativa

Faça uma festa onde você distribua diversas tarefas aos seus convidados e pedindo que eles colaborem com o casamento ajudando a montar as lembrançinhas, fazer convites, arranjos, ou qualquer outra tarefa que precise de alguns toques caseiros mais baratinhos.
Coloque uma música animada e faça alguns petiscos para que eles se sintam em uma festa e não em alguma fábrica.

Comida e Bebidas

Seja honesta com o seu buffet sobre o quanto você precisa poupar.
Pergunte sobre quais os pratos menos caros, e se montar buffets seria uma opção mais barata que jantares a francesa.
Pergunte se eles oferecem suas próprias bebidas alcoólicas, ou se servir apenas vinhos e cerveja seriam mais barato que servir um bar completo.
Considere um coquetel antes do jantar, depois servir um vinho mais barato durante o jantar.

Diminua a sua Lista de Convidados

Não convide ninguém que você não tenha falado há mais de 5 anos.
Não se sinta obrigado a convidar amigos distantes.
Evite a pressão de ter que convidar todos os seus colegas, especialmente os do trabalho, assim como familiares de familiares, primos distantes, etc.
Lembre-se que toda vez que escrever um nome na sua lista estará aumentando o custo do seu orçamento.
Não é somente o custo do buffet, mas das bebidas, mesas, cadeira, arranjos, toalhas e etc...

Tratar do cabelo em casa

Para estar bonita naquela ocasião especial, nada como ir ao salão de beleza entregar-se a um profissional do ramo.
Mas por falta de tempo ou dinheiro, algumas acabam por tratar em casa
Com estas ideias, economiza tempo e dinheiro e ainda garante muitos elogios.
Acredite é verdade.


Rabo-de-cavalo

Um que está bem na moda é o rabo-de-cavalo bem puxado, sem nenhum fio para cima.
Para isso, utilize gel ou spray, alise as pontas e pegue numa mecha de cabelo para enrolar em volta do elástico usado para prender os cabelos.
E aqui cuidado: utilize elásticos apropriados para o cabelo.
Deixar uns fios soltos ou utilizar a franja lisa é óptimo para o penteado não ficar tão simples.
“O rabo-de-cavalo baixo também voltou em força e deve ser usado de lado, não para trás como antigamente.

Abuse dos adereços

Presilhas, redes e grampos são acessórios de baixo custo e podem ser encontrados facilmente. As redes para cabelos bem finas existem em várias tonalidades, com custo muito reduzido e podem ser utilizadas nos “coques” para deixá-los limpos, sem nenhum fio para fora.

Para cabelos ondulados

Lave os cabelos, seque bem e quando eles estiverem quase secos, passe um pouco de mousse nas pontas.
Em seguida, torça os fios para formar um “coque”.
Deixe secar dessa maneira e solte após alguns minutos.
As madeixas ficarão aneladas.
Também pode passar levemente o “baby liss” para marcar alguns cachos.
Se não quiser usar os cabelos soltos, pegue duas mechas laterais e prenda com uma presilha. Este penteado tem que ser realizado em fios que já possuam certa ondulação.

“Coques” e Tranças

“Coques” e tranças laterais também são muito utilizados actualmente.
São extremamente fáceis de fazer e deixam a mulher linda e elegante.

Pintar os cabelos em casa

Antes de tudo, precisa definir a cor dos seus próprios cabelos.
Existem dois tipos, a natural, que varia do preto ao louro claro, e a cor cosmética, caso a pessoa já seja usuária de coloração.
Isso é fundamental para a escolha do tom a ser aplicado.

Coloração estabelecida, é hora de escolher a fonte do seu novo "look".
O tipo de produto utilizado vai depender do efeito que quer alcançar.
O champô tonalizante e coloração sem amoníaco são indicados para quem quer alcançar resultados leves.
Ambos disfarçam até 50% dos cabelos brancos.
Já as tintas permanentes ou com amoníaco escurecem, mantêm ou clareiam a cor natural em quatro tons, oferecendo 100% de cobertura dos brancos.
Todos deixam os cabelos tratados, com vida e macios.
Pois bem, escureça, mude de cor e, se vai subir o tom, não é bom arriscar à primeira.
A tinta normal é capaz de clarear de dois a três tons com coloração, enquanto a especial clareia um a mais.

Como pintar o cabelo

Não é brincadeira, precisa verificar se não existem problemas entre a sua pele e os componentes do produto.
Assim deve-se colocar três gotas da solução colorante num recipiente não-metálico.
Misture seis gotas de creme revelador até que a solução fique homogénea.
Depois, limpe a região do antebraço ou atrás da orelha, aplique a mistura e deixe agir por 40 minutos.
Por fim, lave o local e aguarde 24 horas.
Na ausência de qualquer sinal de irritação, vá em frente!

No entanto, na dúvida quanto à sua futura cor ou como ela ficará nos seus cabelos, faça o teste da madeixa que, para todos os efeitos, é por prevenção - conveniente também para quem está sempre a alterar a cor.
Prepare um pouco do produto como se fosse utilizá-lo.
Separe uma madeixa da parte de trás da cabeça e aplique a mistura.
O tempo de remoção varia de acordo com as instruções de cada produto.
Quando este passar, lave, seque a parte tingida e confira você mesma.
Mas não confunda o teste da madeixa com fazer madeixas:
para fazer madeixas e/ou reflexos, é necessário o trabalho e o conhecimento de um profissional, pois em casa o resultado pode ser um cabelo manchado e com uma cor não desejada.

Mãos à obra então

A prática exige traje obrigatório, como roupas velhas e confortáveis, que possam ser manchadas, uma toalha para envolver os ombros, e, claro, as luvas, elementos imprescindíveis.

Anote aí também as outras precauções

Se usa produtos de modelagem, como gel, mousse, silicone, spray ou outros, lave os cabelos 24 horas antes da aplicação, que deve ocorrer com os cabelos secos.

Pintura

Primeiro, prepare o produto de acordo com o folheto explicativo que vem dentro da caixa, que comporta a coloração na medida certa para uma aplicação – use duas se os seus cabelos forem muito longos ou volumosos - e o creme de finalização.
Antes de começar as pinceladas capilares, saiba que essas tintas se limitam unicamente aos pêlos que estão plantados na nossa cabeça.
Não aconselhamos colorir sobrancelhas com produtos para cabelos.
Existem tinturas específicas para esse fim.
Depois, divida os cabelos em várias madeixas largas.
Isso agiliza a aplicação e garante a distribuição correcta do produto por todo o cabelo.

Feito isso, massaje o cabelo delicadamente e com cuidado para não retirar a tinta.
Por este motivo, não penteie, prenda, ou use toucas nessa altura.
Os fios podem ficar manchados nas áreas abafadas ou onde a tinta foi retirada pela acção de pentes ou presilhas.
Agora, só resta esperar o produto agir dentro do tempo estipulado pelo fabricante.
Porém, todo o cuidado é pouco: o intervalo menor poderá comprometer o clareamento ou a fixação da tinta, que desbotará mais rapidamente.
Um tempo superior poderá sobrecarregar os fios de corantes e manchar os cabelos.

Provavelmente já não aguenta mais tanta ansiedade para ver como ficou, não é? Então, passado o intervalo recomendado, água nas madeixas!
Sem usar champô, lave até a tinta ser completamente removida e, com os cabelos ainda húmidos, passe o creme de tratamento.
E agora? Já se sente uma nova mulher?
Que bom, era esse o propósito!
Por outro lado, se o resultado não agradou, ficar de cabelo em pé não representa a melhor saída. Bem, a solução é fácil: é necessário procurar o auxílio de um profissional.
Além disso, sempre aconselhamos escolher uma cor mais clara do que a que se está imaginando. Assim, se a impressão for má, basta reaplicar uma cor mais escura.
Ficando muito escuro, o remédio é esperar a cor desaparecer.

E se adorou essa sua nova fase e já está pensando na hora do retoque, nós adiantamos para si: inicie pela parte posterior da cabeça, próxima à nuca, área na qual os cabelos também costumam apresentar maior dificuldade de fixação da coloração.
Caso a finalidade seja cobrir os cabelos brancos, o melhor é começar pela área onde eles se encontram em maior quantidade.

Cabelos bonitos

Merecem dedicação, especialmente quando tingidos.
É só seguir as instruções, não tem como errar! Tinta neles e arrase!

Como Poupar Dinheiro do Orçamento Familiar

Rendimentos do agregado familiar

Salários; Reformas; Arrendamento de imóveis ou terras; Lucro de Investimentos; Outros

Financiamentos bancários ou particulares

Prestação de automóveis; Prestação de casa; Cartão de crédito; Outros

Gastos na manutenção da casa

Renda de casa; Despesas relativas a Condomínio; Manutenção e arranjos; Empregados; Artigos Decorativos; Mobiliário; Electrodomésticos; Outros

Serviços mensais

Factura da água; Factura da electricidade; Gás; Internet; Canais Especiais de Televisão; Telefone; Telemóveis; Outros

Alimentação

Supermercado; Hipermercado; Feira; Restaurante; Suplementos alimentares; Outros

Educação

Infantário; Escola; Colégio; Explicações; Workshops; Actividades e cursos extracurriculares; Livros; Material didáctico; Viagens de estudo; Outros

Despesas com a saúde

Consultas médicas; Gastos na Farmácia; Tratamentos; Internamentos; Assistência em casa; Vacinas; Outros

Entretenimento

Exposições; Cinema; Teatro; Bares e Discotecas; Concertos; Viagens; Presentes; Casinos; Outros

Gastos pessoais

Bijutaria; Vestuário; Cabeleireiro; Esteticista; Ginásio; Outros

Seguros

Seguro automóvel; Seguro da casa; Seguro de vida; Seguro de saúde; Seguro para crianças; Seguro de assistência em viagem; Outros

Despesa de transportes


Combustíveis; Autocarro; Metro; Táxi; Portagens; Estacionamento; Manutenção automóvel; Inspecção automóvel; Outros

Impostos

IRC; IRS; IVA; Imposto Automóvel; Contribuição Autárquica; Imposto Municipal; Imposto de Selo; Outros

Outros gastos

Despesas com a Segurança Social; Pensões a dependentes; Dádivas de solidariedade; Outros


Como Poupar Dinheiro

Contas feitas comece por avaliar por mês e por parcela, o total dos rendimentos, o que gasta e quanto consegue poupar.

Depois faça o mesmo, mas por ano.

Analise o deficit. O seu saldo é positivo?

Será que você está a gastar mais dinheiro do que deve?

Então é hora de começar a poupar!

Optimize os seus gastos, concentre-se no que é realmente necessário e não compre o que é supérfluo.

Comece hoje mesmo a poupar dinheiro do seu orçamento familiar, para assim ter sempre saldo positivo e começar ou engrossar uma conta poupança.

Já não tenho dinheiro

Se quando dá por si já não tem dinheiro a meio do mês ou já não vai conseguir ir de férias fazer um orçamento familiar pode ajudar bastante.

Um orçamento familiar é simplesmente um plano sobre onde gastar o dinheiro.

Não precisa ser nada complicado pelo contrário o seu orçamento familiar deverá ser simples e fácil de actualizar.

Pegue num bloco de notas. Escreva onde gastou o dinheiro hoje desde o pagamento da renda até ao café antes do emprego.

Faça o mesmo amanhã e durante o resto do mês. Só assim saberá para onde vai o dinheiro.

Crie categorias.

No final do mês, crie categorias básicas:

Comida, habitação, roupa, poupança.

Depois coloque os seus rendimentos nestas categorias.

Desta forma, no início do mês, é impossível gastar mais do que ganhou. Depois só tem de cumprir o planeado.

Nas categorias maiores, como alimentação, divida em categorias mais detalhadas, como sejam:

restaurantes, talho, peixaria, frutaria. Jogue com o orçamento.

Agora que sabe quanto vai gastar e onde vai gastar o dinheiro, pode fazer trocas.

Se quer ter mais dinheiro para ir jantar fora, pode eliminar a deslocação ao cabeleireiro.

Use o home-banking para automatizar o seu trabalho.

Praticamente todos os bancos permitem exportar os dados para uma folha de cálculo, por isso aproveite e use esses dados para o orçamento.

Para simplificar levante dinheiro para as várias categorias, ou pague com o cartão de débito, desta forma só precisa colocar a categoria do movimento bancário.

Com a criação de um orçamento familiar vai ver que a sua vida fica mais simples.
saberá para onde vai o dinheiro.

Não use cartão de crédito

Apesar do uso do cartão de crédito

poder trazer algumas vantagens

desde que seja usado da forma correcta

isto é, pagar sempre as despesas de crédito

na sua totalidade antes de pagar juros

por vezes as pessoas facilitam

e usam no de forma desgovernada.

Os bancos hoje em dia atribuem plafonds

aos cartões de crédito

que faz com que as pessoas se individem

sem ter grande noção do perigo que correm

e quando se apercebem

já estão a gastar uma parte importante

do seu orçamento em juros.

Se não tiver necessidade

não peça cartão de crédito ao seu banco

ou então , use o apenas em uma emergência.

Faça um orçamento familiar no inicio de cada mês

Com um controlo de despesas rigoroso

você consiguirá fazer um orçamento para cada mês

No entanto não basta fazer

há que cumprir

e para isso basta apenas um pouco de vontade

e sacrificio, depois de criar uma rotina

tudo lhe parecerá mais fácil.

No entanto

cada orçamento deve conter uma verba para inesperados

caso não precise de gastar essa verba, coloque a na sua poupança

Verifique o que pode cortar nas suas despesas

Ao fazer esta análise

você poderá ficar surpreendido

com os 150€ gastos em chamadas telefónicas

ou nos 200€ gastos no cabeleireiro

Existem muitos gastos que podem ser suprimidos

desde que você tenha o controlo apertado em todas as suas despesas

conforme falado no ponto anterior

Pense que ir ao cabeleireiro 2 vezes por semana a faz sentir bem,

mas pense nas férias que não poderá tirar

ao fim do ano se for apenas uma vez por semana.

Mantenha um registo actualizado das suas despesas

Não precisa de ser contabilista para o fazer, basta apontar todas as despesas e gastos que têm ao longo do mês.

Seja o mais detalhado possivel, e tente não se esqueçer das pequenas despesas.

Ao logo do tempo você irá conseguir facilmente fazer previsões dos seus gastos, sabendo exactamente para onde está a ir o seu dinheiro, o que lhe permitirá fazer cortes nos sitios certos no caso de necessidade.

Assim como saberá exactamente quanto é que poderá poupar a longo prazo, estabeleçendo assim os seus objectivos.

Aplique o dinheiro das suas poupanças

Não basta poupar e deixar o dinheiro á ordem para ser gasto, num qualquer ataque de consumismo.

Deve de imediato, colocar o seu dinheiro poupado, em depósitos a prazo, ou poupanças habitação,poupanças reforma,certificados de aforro

existem muitas opções no mercado e hoje em dia , qualquer banco oferece uma vasta gama de soluções de poupança.

Todas estas soluções disponiveis no mercado, serão abordadas de forma mais detalhada em futuros posts.

Estabeleça metas de poupança a curto prazo:

Começe por estabelecer um objectivo não muito dificil de cumprir.

Prometa a si próprio que no próximo mês , você irá poupar 5% do seu vencimento.

Guarde esse dinheiro, pense que teve uma despesa inesperada e que esses euros já não existem.

Aconteça o que acontecer, não mexa nesse dinheiro.

Se conseguir chegar ao fim do mês sem cair na tentação de gastar esse dinheiro

então é porque está no caminho certo.

Estabeleça desde logo o próximo objectivo.

Não compre coisas de que não precisa

Claro que é mais facil falar do que fazer,mas ás vezes, temos de conseguir esquecer aquela

garrafa de refrigerante,ou aquele chocolate gostoso, que trazemos do supermercado.

Estamos obviamente a dar exemplos de produtos que não trarão grandes custos para as suas

poupanças, mas o raciocinio é o mesmo para os bens de maior valor

podendo ser aqueles sapatos carissimos para um jantar importante

ao carro novo que você até nem precisa.

Poupar gás ou electricidade ao aquecer ou cozinhar

Use sempre uma tampa na panela quando estiver a aquecer ou a cozinhar, ao não ser que a receita exija o contrário.

Irá poupar tempo e muito gás ou electricidade.

É impressionante observar que esta prática é, na maior parte das vezes negligenciada, apesar de ser uma coisa bastante óbvia.

Poupar electricidade em iluminação

Use lâmpadas de baixo consumo com alto rendimento.

A experiência mostra que lâmpadas de 11W com casquilho E27 têm um poder de iluminação equivalente a uma lâmpada convencional de 60W.

Lâmpadas destas estão à venda no IKEA por 8,99€ o par.

Duram cerca de 10.000 horas, ou seja, 10 vezes mais do que uma lâmpada convencional.

Com uma lâmpada destas poupará cerca 80% de energia eléctrica, para o mesmo poder de iluminação.

Poupar electricidade no grelhador eléctrico

Se usar um grelhador eléctrico para grelhar carne, cubra a carne com uma película de alumínio enquanto a carne cozinha.

A película irá reter o calor e cozinhar a carne também na parte de cima.

Use dois garfos sobrepostos para servir de pinça e manipular a película de alumínio e a carne.

Irá poupar tempo e electricidade, uma vez que todo o processo será mais rápido.

Por experiência, grelhar carne usando este truque é mais eficiente e produz uma melhor uniformização do cozinhado.