quinta-feira, 17 de julho de 2008

Varias maneiras de poupar dinheiro

Efectue as suas compras sempre nas épocas dos saldos (quando comprar repare nos preços das etiquetas coladas antes do preço de saldo e veja quanto poupou).

Prefira um carro económico ou opte sempre pelos transportes públicos ou por andar a pé.

Se tiver de comprar um carro, nunca compre um carro novo. Prefira carros com 2 ou 3 anos.

Sempre que possível opte por comprar on-line em lojas como a Amazon ou o E-bay que vendem produtos em 2ª mão mas em estado praticamente novo e com preços significativamente mais baixos.

Se tem seguros de crédito, geralmente associados a cartões de crédito, cancele-os. As estatísticas dizem que a larga maioria dos subscritores destes seguros não os irá accionar.

Coma menos O seu corpo, o seu coração, a sua namorada e a sua carteira agradecem.

Cafezinhos só em casa. Compare o preço de um quilo de café com o preço de uma bica…

Quando fizer um café ou chá quente, coloque o que não beber num termo. Mais tarde pode voltar a beber sem necessidade de aquecer.

Faça o seu próprio iced-tea. Faça o chá, acidione açucar e deixe arrefecer com uma rodela de limão e coloque no frigorifico. Obterá assim uma bebida refrescante sem conservantes e outros aditivos artificiais.

muitas coisas boas para aproveitar que não são pagas. Um pôr do sol, abraços, a companhia dos amigos, ouvir musica, rádio… Abuse destes pequenos prazeres da vida e estará a poupar. Não sentirá tanto impulso de abusar das coisas pagas.

Use lâmpadas economizadoras. Os preços têm estado a baixar consideravelmente, consomem muito menos electricidade e têm mais tempo de vida. Não caia é no erro de as deixar muito tempo acesas só porque gastam pouco.

Sempre que se sentir tentado a comprar um livro, será que o mesmo não está disponível numa biblioteca pública ? Não ? Talvez daqui a umas semanas já esteja.

Em casa, a temperatura do seu ar condicionado deverá oscilar entre os 22/23 graus. No carro, evite-o quando tiver de percorrer curtas distancias.
Vai viajar ? As agencias de viagens online têm as melhores propostas. Sempre que puder planei e reserve as suas viagens com (bastante) antecedência. As tarifas serão (bastante) mais baixas.

Pague as suas contas a tempo, religiosamente. Qualquer atraso significa juros de mora e sanções.

Se faz mesmo questão de não beber água da torneira, em vez de engarrafada, pondere investir num filtro ou em sistemas purificadores à venda nas farmácias. Rapidamente verá o retorno no investimento.

Se compra regularmente revistas, faça assinaturas. Poupará dinheiro e geralmente as assinaturas oferecem descontos tentadores e brindes de boa qualidade. Se não estiver interessado nos brindes, venda-os num site de leilões. Pode ir buscar o preço da assinatura que lhe ficará assim a custo zero.

Sempre que vir produtos em promoção nos hipermercados aproveite. Mesmo que não precise deles de momento, faça um stock na sua despensa daqueles que têm um prazo de validade alargado. Daí a uns meses irá precisar deles e se os tiver de comprar pagará mais caro.

Mude de óleo nas datas previstas e verifique regularmente as pressões dos pneus do seu carro. O consumo de gasolina é muito influenciado por estes dois factores.

Veja o que tem lá por casa que já não use. Os sites de leilões na Internet são os locais perfeitos para se desfazer de muita coisa que para si já não tem utilidade e pode-a ter para outros. Inscreva-se num desses sites e comece a fazer algum dinheiro.

Não caia na tentação de comprar produtos alimentares ou guloseimas nas máquinas automáticas, cinemas ou nas lojas das estações de serviço. Os preços são exorbitantemente mais altos quando comparados com os dos supermercados.

Evite ao máximo contrair empréstimos. Prefira acumular e depois então gastar. Os bens adquiridos terão outro sabor. Os bancos podem propor-lhe mas não utilize o montante que já amortizou na sua casa para o converter em crédito. Tente igualmente não alargar o prazo de pagamento. Por mês pagará menos mas no final do contrato verá que pagou muito mais.

Não compre uma casa grande de mais. Tente passar o menos tempo possível nela. O melhor da vida está lá fora. No verão, as árvores são excelentes ares condicionados naturais. Está-se bem à sua sombra.

Evite gastar dinheiro em concertos e festivais de música. São acontecimentos efémeros que lhe são 'impingidos' através de doses maciças de publicide e onde acabará por gastar muito mais que o preço do bilhete já de si caro. Há uma vasta e constante oferta de eventos culturais diversos que poderá assistir sem pagar. Consulte o roteiro cultural da Câmara Municipal da sua residência.

Se tiver de ter cartão de crédito, opte por um que lhe conceda descontos sempre que efectue compras. Há vários no mercado que lhe dão pelo menos 1%. Tenha é a opção de pagamento de 100% no seu cartão de crédito. Se deixar passar divida para o mês seguinte pagará juros exorbitantes.

Controle o seu temperamento. Pessoas irritadas tendem a partir coisas ou a acontecer-lhe contratempos… que custam dinheiro.

Não caia no erro de comprar alguma coisa com a secreta ideia de que fará impressionar alguém.

Se tem um espaço de cultivo, no seu quintal ou na varanda, aproveite para plantar arvores de fruto, ervas aromáticas, plantas de chá, etc.

Nos supermercados compre produtos de marca branca. A qualidade por vezes é semelhante aos produtos de marca e compensa a diferença de preço.

Não compre computadores de marca. Os lojistas de informática montam-lhe um computador à sua medida, sem marca exterior mas com componentes de marca, que é aquilo que realmente interessa, o interior do computador.

Faça o seu próprio compre uma máquina do pão,supermercados ocasionalmente vendem máquinas que fazem um pão delicioso. Poderá escolher se quer com mais ou menos côdea, misturar os ingredientes que quiser, adicionando frutos secos, mais ou menos sal, etc… Sem trabalho, pois a máquina amassa, coze e leveda sozinha, terá um pão personalizado, económico e saudável.

Mantenha-se em boa forma física e psíquica. Pratique desporto, faça uma alimentação saudável. É mais económica e não paga nada para dar umas corridas ou fazer umas caminhadas. Evitará despesas com médicos e medicamentos e ganhará maior resistência a gripes e constipações. A industria farmacêutica é das mais ricas do mundo.

Nunca se atrase ao devolver os filmes que aluga no videoclube.

Sempre que chegar a casa esvazie os bolsos e a carteira de quaisquer moedas para dentro de um recipiente qualquer e mantenha-o fechado. Ande sempre com notas. No final do ano, no dia de Natal por exemplo, ofereça a sim próprio um recipiente cheio de moedas. Divirta-se a contar o quanto poupou e o quanto irá gastar em algo que realmente gosta e que será comprado sem esforço ou empréstimo.

Desligue as suas aparelhagens do stand-by. Custa um pouco mais levantar do sofá e ir ao televisor desligá-lo no botão mas estará a poupar electricidade.

Use medicamentos genéricos.

Utilize gasolina normal (95octanas). A gasolina super (98oct) é mais cara e a performance só se nota e compensa em carros de alta cilindrada possuídos por pessoas que não precisam de poupar em gasolina.

Nunca desembraie nas descidas pensado que estará a poupar gasolina. Os especialistas dizem que este método, além de perigoso porque o carro perde tracção, causa o efeito contrário. Basta que desacelere totalmente mas mantenha o carro engatado.

Ao conduzir, tente prever o que se irá passar à sua frente. Não valerá a pena continuar a acelerar quando sabe ou prevê que o carro da sua frente irá despoletar o sinal vermelho ou que a curva a seguir é apertada e lá terá de travar = gasto nas pastilhas = desperdício de gasolina.

Pergunte e subscreva por cartões cliente das lojas que habitualmente frequenta. Geralmente são gratuitos e permitem poupar ou juntar descontos que mais tarde podem ser rebatíveis em vales de compras.

Tente juntar vários serviços com um único fornecedor. Por exemplo, se tem TV cabo, subscreva também com a mesma empresa o telefone e o acesso à Internet. O mesmo se aplica aos bancos. Tente centralizar todas as suas operações com um só banco. A fidelização é recompensada pelas empresas.

Se tem crédito à habitação, informe-se junto do seu banco sobre o que poderá fazer para ver reduzida a sua prestação. Por vezes a simples subscrição de um cartão de crédito é o suficiente. Se domiciliar o seu vencimento e contas de água, luz, gás, etc, poderá ter também desconto na sua prestação.

Compre um dvd apenas se achar que o irá rever várias vezes ou poderá servir para emprestar e trocar com amigos. Mais tarde ou mais cedo os filmes passam pela televisão. Mais tarde ou mais cedo, com a chegada do sistema Blu-ray e do HDDVD, os filmes em dvd estarão obsoletos.

Utilize as máquinas de lavagem roupa e loiça com o programa económico e com a carga máxima.

Nunca vá ás compras quando estiver com fome, nem leve crianças.
Tente resistir à compra por impulso. Pergunte a si mesmo se tem mesmo falta do que lhe apetece comprar. Se por exemplo quiser comprar um relógio, ‘namore-o’ primeiro. Passe várias vezes pela montra da loja nos dias seguintes para o ver. Se passado algum tempo achar que é mesmo aquele, então compre.

Esteja consciente e aperceba-se dos ‘truques’ que os estabelecimentos comerciais e principalmente os hipermercados utilizam para o fazer consumir… Repare na musica, que produtos estão em promoção apenas para o atrair e fazer adquirir outros que irá encontrar pelo caminho, que produtos estão expostos à altura da sua vista, quais aqueles que se encontram na saída juntos às caixas...

Faça um controlo das suas finanças pessoais. Aponte tudo o que gasta, mesmo nas mais pequenas coisas do dia-a-dia mas aponte.

Orçamento, metas e objectivos para o seu dinheiro. Faça a gestão das suas finanças pessoais como se duma empresa se tratasse.

Quando for comprar um electrodoméstico verifique sempre as etiquetas de eficiência energética. Prefira os aparelhos com a classificação “A” ou “A+”. Mesmo que pague mais por eles, a médio e longo prazo a sua escolha será recompensada.

Quanto mais cheio estiver o seu frigorifico menos consumo terá. Compre um de acordo com a dimensão do seu agregado familiar. Abra a porta menos vezes e mantenha-a aberta o menos tempo possível. E não se esqueça de o descongelar regularmente. 2mm de gelo acumulado significam mais 10% de consumo. O frigorifico é responsável por ¼ da sua factura de electricidade.

Quando tiver de ir ao supermercado, faça previamente uma lista do que necessita. Limite-se depois a comprar o que está na lista.

Envia muitas mensagens por telemóvel ? Compre pacotes de sms ou utilize os sites dos operadores que permitem enviar um numero limitado mas razoável de mensagens gratuitas.

Quando estacionar o seu automóvel, faça-o sempre de retaguarda, de modo a que possa sair de frente. Sair em marcha-atrás implica mais tempo, mais manobras com o motor ainda frio, precisamente quando consome mais.

Verifique se o seu tarifário de telemóvel está de acordo com o uso que dele faz. Compare todos os tarifários do seu e dos outros operadores.

Lave bem as laminas de barbear/depilação depois de cada utilização. Irão durar muito mais tempo.

Aproveite todos os cupões de descontos e as promoções publicitadas um pouco por todo o lado.

Poupe água 10 maneiras de poupar água http://www.aprh.pt/texto/10pouparagua.htm

Nenhum comentário: